jusbrasil.com.br
16 de Setembro de 2019
    Adicione tópicos

    Utilização do JusBrasil pelo leigo e pelo advogado

    Moderação e respeito à ética profissional

    Eduardo Araújo, Advogado
    Publicado por Eduardo Araújo
    há 5 anos

    Bom dia a todos (as)!

    Tenho observado nesse primeiro mês em que me cadastrei e me tornei "PRO" junto ao JusBrasil, que há muitos pedidos de "esclarecimentos" e "consultas" de leigos e até de Colegas Advogados (as) que entendo devem ser analisadas e, se respondidas, com moderação e reserva.

    Digo isso pelo fato de que, talvez à guisa de uma solução gratuita, o leigo recorra ao JusBrasil apenas para obter a resposta àquela "consultinha" que nós profissionais do Direito já estamos acostumados a ouvir e sabemos que, se respondidas, não resultaram em um eventual contrato de prestação de serviços, ainda mais se feitas por "amigos" ou mais ainda, por "parentes".

    Entendo que esse tipo de "consulta" deve ser visto com muita reserva e cuidado dos Colegas PRO.

    De outro norte, entendo que a postura ética dos Colegas Advogados deve ser sempre lembrada ao se utilizar esse instrumento de contato, que é o JusBrasil, mas sempre com a moderação recomendada pelo Código de Ética da OAB, sob pena de se dar azo à concorrência desleal ou mesmo vilipendiar a dignidade de nosso ofício, qual seja, de sermos verdadeiros (as) Advogados (as).

    Saudações fraternais a todos (as).

    Eduardo Araújo

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Eduardo, meu amigo, bem vindo ao JusBrasil Pro. Sua observação é pertinente. Frequentemente vejo pessoas que utiilizam esse site para fazer consultas de como anda o processo. Entro em contato com algumas quando tenho oportunidade, digo o valor da consulta e não raramente a pessoa responde dizendo que achava que a consulta ao site era de graça. Que aqui é um simples aplicativo. Ou pior, pensam que são defensores públicos que estão aqui cadastrados. Para as que me deram essa resposta disse que pagamos mensalmente aqui para poder ver o telefone delas e entrar em contato. Busco sempre essa preservação de nosso ofício, mesmo com a absurda quantidade de faculdades de Direito que realmente só favorecem a concorrência desleal. Grande abraço. continuar lendo